O Outro Lado Argumentativo

Em toda minha trajetória de estudos e de análises pessoais, jamais descartei a ideia da autoanálise argumentativa de diferentes visões, mesmo aparentando ser um completo absurdo à primeira vista. É fundamental o indivíduo ter isto em mente, nunca apelando - mesmo que teoricamente - a apenas um lado argumentativo, descartando quase que completamente o lado distinto. Isto pode ser utilizado em assuntos políticos, filosóficos, sociais, religiosos etc.

   A decadência deste tipo de trabalho que todos deveriam por em prática como padrão fundamental em suas vidas, podem levar o indivíduo a um estado que, muitas vezes, o deixa a mercê de qualquer forma de má interpretação da realidade e também da sua análise criteriosa que poderia assim adquirir. A absorção de somente um lado argumentativo leva também a um estado de ignorância total, que leva o indivíduo a ignorar qualquer argumentação contrária que assim o fizeram “engolir”.

   Formadores de opinião, mídia, artistas e pessoas com grande influência nacional, moldam a mentalidade de grandes multidões que, muitas vezes por ignorância, aceita de imediato as ideias propostas sem ao menos questioná-las em nenhum ponto sequer. Estes mesmos influenciadores de mentes que abraçam os mais diversos absurdos que um homem poderia ter concebido, aproveitam da ignorância da população para influenciar a mente de multidões com distorções da realidade. Isto acontece em todo o mundo, sem exceção!

   No Brasil, é perceptível esta prática em quase todos os cantos sociais (não somente no caso dos influenciadores de mentes mas também da aceitação de pronto em somente um lado da argumentação.) Do mesmo modo, os influenciadores moldam a mentalidade do povo e o fazem “engolir” somente um lado argumentativo. Neste caso, a população desinformada continua a ser enganada por muitas convicções mentirosas que o fazem acreditar. E mesmo que o lado argumentativo abraçado seja o correto, não é certo da mesma forma aceitar de pronto sem analisar.

   Entretanto, todos os lados devem ser analisados e conferidos com máximo rigor possível. É fundamental que toda a população tenha este ideal em sua vida, mas em muitas das vezes a soberba intelectual, a preguiça e a ignorância tem conduzido o povo em direções antagônicas sombrias. Aos que incluem este ideal em suas vidas, a tendência de ser ludibriado e enganado são bem menores daqueles que excluem quase que de maneira total em sua racionalidade analítica. A parcialidade trabalha em conjunto com estes influenciadores. 




Comentários

  1. Independente da argumentação, tudo deve ser avaliado e refletido, partindo daí chegar a uma conclusão. Apesar de muitas vezes discordarmos, devemos respeitar o indivíduo e sua escolha, usando de sabedoria e adequando da melhor forma as palavras, não digo que devemos estar em cima do muro ou ser imparcial, mas sim defender o que acreditamos sabendo falar e quando falar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Textos mais lidos