Questionamento Sobre a Existência de Deus

Quando observo certos questionamentos sobre a existência de um ser supremo transcendente que ultrapassa todas as lógicas definidas pelo homem, tenho a seguinte conclusão: esse pessoal não tem o mínimo de condição cognitiva correta para sequer estudar o assunto. São verdadeiros pedantes enrustidos de “magnatas” da inteligência. Não coloco todos os ateus neste contexto, apesar de também existirem muitos ateus tolerantes, compreensíveis e inócuos com as crenças e valores de cada indivíduo. Faço a demonstração de indivíduos incapazes de tal tarefa.

   Alguns dados históricos e atuais corroboram para a afirmação da existência de Deus, um ser supremo que está acima de qualquer forma de poder. Essas afirmações referentes a este tema são tão reais que qualquer indivíduo com a mínima condição cognitiva poderia entender e enxergar a realidade de como ela nos demonstra de uma maneira concreta. Segue abaixo alguns questionamentos referentes a esta discussão.

     1 - Sabe-se que, em todo o ano, morrem em média, cem mil cristãos em todo o mundo, principalmente pela ação sistemática de perseguição e morte pelo grupo terrorista Estado Islâmico, que em seu objetivo final seria a islamização total de todo o globo terrestre e a extinção completa da religião judaica-cristã. Então, se Deus não existe, porque um grupo com intenções radicais teria a preocupação de exterminar uma crença que, pelo qual, o seu ser supremo não existe? E se morrem em média cem mil cristãos por ano, morrem em nome de algo maior que não existe? Lembrando que o grupo mais perseguida e assassinada é a cristã e o islamismo é uma das forças globais que disputam o domínio do mundo. 

    2 - A comunidade cristã nas últimas décadas aqui em terras brasileiras, vêm crescendo em um número estupendo. Em torno de 70% da população brasileira é cristã - mesmo que grande parte não sabe descreve-se de fato como cristão - este número é evidentemente a comprovação desta realidade. Muitos destes cristãos, seguem sua religião a décadas e vivenciam experiências que, outrora outra pessoa qualquer não poderia vivenciar. Muitos afirmam que sentiram o poder e a presença de Deus em suas vidas, afirmam possuir dons recebidos por Deus que possibilitam fazer coisas extraordinárias e afirmam que sua fé e obediência às escrituras sagradas, favorecem uma vida completamente distinta e melhor. Então, se Deus são existe, não teria lógica alguma o crescimento cristão no mundo, sobretudo em terras brasileiras. Se Deus não existe, como explicar a manifestação de demônios, de profecias, de dons extraordinários, de mudanças de vida inacreditáveis e de uma pessoa que vive décadas em uma crença que seu ser supremo não existe? Estão sendo enganados por décadas?  

    3 - As escrituras sagradas dos cristãos (a bíblia), contém inúmeras afirmações evidentes que aconteceriam em um tempo vindouro próximo. Fomes, guerras, catástrofes naturais e mortes coletivas são vistas em várias partes das escrituras, principalmente no seu último livro: apocalipse. De fato ocorreu e ainda ocorre o que estava escrito há mais de dois mil anos atrás: genocídio, assassinatos em massa e fome generalizada, provocadas principalmente pela crença e pelo laço inquebrável de líderes autoritários com suas mentalidades interligadas ao comunismo, por exemplo. O acontecido histórico corroborou com a afirmação dos textos sagrados bíblicos.

   4 - A vida e a história de Jesus Cristo, juntamente com seus ensinamentos e métodos de vida descritos nas escrituras, revolucionou o mundo de uma forma jamais vista. O nome de Jesus soa aos quatro ventos e é reconhecido por uma grande parcela da humanidade, senão, quase toda. O cristianismo hoje, tem se feito como barreira contra qualquer tiraria. O cristianismo favorece a liberdade e a chance de encontrar o caminho da felicidade. Ora, se Deus não existe, porque existe uma pressão gigantesca de destruir a imagem de alguém que supostamente não existe? Não fazem isso da mesma maneira que em outras crenças.

   5 - O universo em sua totalidade, possui uma gama enorme de complexidades e eventos. Imagine o planeta terra, com toda ordem de complexidades e tudo em condições adequadas. O ser humano, com seu cérebro, é capaz de criar e produzir elementos estupendos, com bilhões de terminações nervosas que o mesmo possui. Observe a evolução das coisas criadas séculos atrás e compare com as atuais. É um salto extraordinário de evolução. Observe a complexidade natural dos eventos da natureza. Observe a complexidade animal, de acordo com cada espécie. Isto tudo, não poderia sequer ter surgido por acaso ou através de uma explosão cósmica inanimada. Para os cristãos, Deus, com sua infinita sabedoria, criou todas as coisas de maneira perfeita e acabada. A metafísica neste sentido, ajuda a entender e corrobora tais informações descritas, sobretudo transcendentais.

   6 - Na visão cristã criacionista, a afirmação de que o mundo é irracional se autocontradiz por inteiro, pois se Deus não existe, o mundo não pode ser racional. Pois, para haver ordem racional, deveria haver um intelecto que é, obviamente superior. Se eu, por exemplo, vejo ordem na natureza, algum intelecto criou e pôr essa ordem para funcionar. Mas, por conta de ideais filosóficos de Immanuel Kant, essa afirmação cristã veio abaixo, quando o mesmo diz que o mundo em si é irracional, caótico e desconhecido. O que realmente existe não mundo, não sabemos, mas o que realmente temos acesso, ou seja, o que me aparece é obra de meu próprio intelecto e as minhas categorias mentais que criam essa ordem. Muitos aderem esse pensamento kantiano sem ao menos perceber do que se trata sem nenhum questionamento sequer. Dentro desta mesma linha racional, suponhamos o seguinte: se Deus não existe, somente existe caos, desordem, irracionalidade. A consequência lógica está nisto: se algo tem sentido, o sentido não está propriamente dentro mas fora desse algo. Portanto, se a vida tem sentido, o seu sentido está fora dela; se o mundo terrestre tem sentido, o sentido está fora dele. Ou seja, o sentido dessas coisas está além e não propriamente neles mesmos - a filosofia clássica grega, abraça essa transcendência de sentido. Ora, fundamentar o sentido de uma situação com essa mesma situação é algo sem lógica, sem possibilidade. 

   7 - Ainda há indivíduos que lutam entre si com intuito de provar ou não a existência de Deus. Nisso tudo, porém, podemos encontrar evidências de Sua existência, mas não uma prova lógica concreta e absoluta pois ela mesma se contradiz de algum modo. A lógica em si somente investiga as coisas dentro das dimensões do possível e não as dimensões pelos fatos. Ou seja, não há possibilidade de que algum argumento lógico prove efetivamente que algo aconteceu, está acontecendo ou acontecerá; a lógica somente prova que algo é coerente dentro de uma dimensão do possível ou impossível, que ela contém uma contradição interna que a faz ser impossível ou que não tenha contradição alguma e que a faz ser possível - ou meio termo. Nisso, pode lhe vir a pergunta em mente: então é possível conhecer Deus? Eu responderia que sim, pois há no mundo inteiro milhões de pessoas com depoimentos pelas quais afirmam tê-lo conhecido de alguma forma. Sim, é possível possuir a certeza absoluta de Sua existência e de Sua presença real, mas aquilo que você conhece sendo certeza absoluta pela percepção imediata de uma presença não é, de um certo ponto, comunicável a outras pessoas aleatórias. A constituição humana se torna fatal nesse quesito! Um exemplo que eu poderia usar como ilustração é a testemunha de um crime: você acabou de ver um indivíduo assassinando outro; você sabe quem é o assassino, você sabe como tudo ocorreu em detalhes mas você não pode provar, ao contrário, o seu testemunho será utilizado como elemento de prova, ou seja, não provará imediatamente a culpa do sujeito mas tornará a sua culpa mais provável do que sua inocência; se pode chegar nesse ponto. Discutir na argumentação sobre a existência ou inexistência de Deus seria em si uma perca de tempo pois Deus não é uma figura abstrata universal, é uma pessoa e sendo Ele uma pessoa, se conhece através de uma experiência - não somente em seu sentido psicológico subjetivo individual mas sim também em seu sentido objetivo no mundo.
                                
   Contudo, esses breves questionamentos sobre a existência de Deus são para aqueles que, se dizem tolerantes ou compreensíveis com a realidade aqui exposta, não passam de pedantes incapazes de analisar o contexto histórico concreto e a realidade que assim aconteceu e acontece. A falta de cognição e a absorção total de somente um ideal, interferem no senso crítico e inibe o indivíduo de estudar e trabalhar com os fatos históricos. Boa parte absorve de imediato o oposto sem o senso crítico analítico, e muitas das vezes é conduzido a uma falsa impressão de realidade. Referindo-se exclusivamente aqueles que negam a existência de Deus, ao menos devem ter alguma outra explicação lógica e coerente que comprove a sua inexistência. Mas de fato, ouvimos sempre as mesmas explicações e os mesmos falsos estudos científicos que são incapazes de chegar a uma conclusão concreta.


Comentários

  1. Gratidão sempre, pelos excelentes conteúdos reflexivos!! Houve, há e sempre haverá questionamentos a respeito da existência de Deus. Assim como nas parábolas de cristos, muitos ouviam, mas poucos entendiam. Presenciaram milagres e mesmo assim continuavam incrédulos. Posso entender assim que existe uma cegueira espiritual que somente Cristo é capaz de retirar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Textos mais lidos