Como Ser Feliz Com os Prazeres Simples da Vida?

Os prazeres mais simples da vida estão sendo substituídos por doses cada vez mais fortes de estímulos que, muitas das vezes, se colocam em nossa frente com um poder de atração bastante forte, sendo difícil de resistir e superar. Praticamente todos os estímulos, sobretudo visuais, nos tornaram dependentes. Uma coisa acaba puxando outra e quando nos vemos - se é que vemos alguma coisa -, estamos completamente viciados em algum tipo de droga ou comportamento. A resposta que o nosso cérebro dar a esses estímulos é positiva no primeiro momento, até se tornar bastante negativa com o passar do tempo, sempre exigindo doses cada vez maiores para se sentir satisfeito, mas o nível de satisfação diminuí progressivamente até não causar mais nenhuma satisfação. Se você vive sendo guiado pelo hedonismo (fazer do prazer um bem maior, o transformando em um estilo de vida, sendo a busca do prazer por si só), você acabará na anedonia (incapacidade de sentir prazer). 

  Mas há uma boa notícia. Se conseguirmos manter um período suficiente para que o nosso cérebro se readapte a ausência de qualquer estímulo, droga ou vício, a tendência é que o circuito da recompensa volte ao seu estado natural como deveria ser. A partir disso, começaremos a sentir prazer com as coisas simples da vida, como ver uma bela paisagem, passear, andar de bicicleta e etc. Existe uma balança entre prazer e sofrimento. Se há um equilíbrio saudável entre os dois, conseguiremos desfrutar do prazer simples. Se a balança estiver para o lado do prazer constantemente, a tendência é ela se voltar para o lado do sofrimento quando os efeitos de abstinência aparecem. Quando cai no sofrimento, o sujeito busca resolver o problema utilizando a droga ou estímulo prazeroso para aliviar a dor, fazendo a balança ir de novo para o prazer e caindo novamente para o sofrimento. É por isso que é necessário buscar um equilíbrio saudável nessa balança. 

  Quando o cérebro começa a se readaptar a sua rotina original - porque não estamos em uma rotina cerebral saudável em nosso cotidiano -, sentimentos prazer e alegria com as coisas simples. Isso nos fará ver a vida com outros olhos. Se permitirmos dar uma chance a nós mesmos e vivermos uma vida normal como deveria ser naturalmente, seremos mais felizes e sentiremos os melhores momentos de prazer saudável que a vida poderia nos dar. Basta eliminarmos o que nos torna dependentes, equilibrar a nossa balança e desfrutarmos dos prazeres simples da vida.

Recomendação de vídeo do canal

Comentários

Textos mais lidos