A Liberdade Humana

Todo ser humano, sendo rico ou pobre, inteligente ou inepto, possui sua liberdade garantida por seu Criador desde sua formação. Essa liberdade consiste em nada mais ou nada menos que ser livre ou ter o poder de decisão em suas mãos, no tocante a sua própria vida em questão. Mas, o que vem se tornando comum e até aceito no âmbito social é que essa liberdade garantida a todo ser humano está sendo destruída, dando lugar ao controle quase que de maneira absoluta sobre o mesmo. O que corrobora para esta afirmação é exatamente as ações que estão em nossa volta, e que de maneira alguma podem deixar de serem observadas e combatidas.

   A liberdade garantida desde o princípio ao ser humano vem sendo corroída a séculos. Esse trabalho foi desenvolvido propositalmente, de modo a minar no mesmo uma prisão invisível, onde não se sabe exatamente o que causou esta prisão e nem muitos menos os motivos. Humanos escravos de outros seres humanos, de prazeres loucos e insatisfatórios, de sistemas de governo e até mesmo de órgãos de informação.

   Aquilo que aparentemente é amor, se torna uma prisão mental, em que o indivíduo não consegue se libertar, mesmo quando seu parceiro comete as maiores barbaridades que põe em risco seu próprio relacionamento. O amor não fere e não provoca tristezas. Mas, o prisioneiro que sofre nas mãos de um indivíduo que diz amar e comete atrocidades, não consegue deixar o sofrimento, pois está presa dentro de seus próprios sentimentos. O amor transcende de Deus, conduz o ser humano a liberdade, e não a uma prisão. A análise mental daquilo que realmente importa, pode libertar o ser humano do poder de outro. Analizar que é possível encontrar alguém que ame profundamente ao ponto de cuidar, proteger e trazer a felicidade sem ter em mente o controle absoluto é fundamental, pois o amor puro e verdadeiro não conduz a prisão, mas sim a liberdade.

   O que compromete a liberdade sadia de um ser humano, também está em seus desejos incontroláveis. Todo ser humano, de fato, possui desejos que fazem parte de seu cotidiano. Mas a questão é: A que ponto estes desejos irão? Será que vale a pena fazer o que é sensato e correto ou trocar tudo por desejos incontroláveis que por sua vez, pode conduzi-lo a um caminho de arrependimento e sofrimento? O desejo exposto aqui é no âmbito geral, não simplesmente no contexto sexual apenas. Bebidas alcoólicas, consumo de drogas e toda forma de exagero, são alguns exemplos.

   Em todos os anos, gastam-se fortunas para garantir a prisão sistemática do ser humano, que o faz depender somente diretamente de poderes governamentais, e não de seu mérito próprio. A dependência do Estado em praticamente tudo, demonstra o quão a sociedade está inteiramente presa, pois a cada lei ou decreto posto em ação direta que visa o prejuízo da sociedade e o aumento significativo de poder estatal, é visto como algo normal e não merece discussões.

  A liberdade humana de ser o que quiser, de ter a profissão que lhe mais agrada e até mesmo a maneira de pensar estão sendo comprometidos. Note que esta liberdade garantida a todos é completamente distinta de libertinagem, pois nem tudo se pode fazer ao ponto de comprometer a vida de outros e a sua própria. Contudo, a liberdade deve ser garantida e preservada e nenhum ser humano deve ter poder sobre o outro ao ponto de retirar sua liberdade. Na crença cristã, Deus criou o homem para ser livre e não para ser escravo de outros seres humanos, de sistemas de governo ou da sua própria vontade interminável. Liberdade humana é a garantia de escrever sua própria história.

Comentários

Textos mais lidos